A FeNEA
Federação
Nacional dos
Estudantes de
Arquitetura e
Urbanismo do
Brasil
A história da FeNEA remonta desde 1932, nos Grêmios de Arquitetura, e em 1953 é fundada a Executiva Nacional dos Estudantes de Arquitetura. A Federação como funciona hoje foi firmada em 1992, com publicação no Diário Oficial da União, sendo a representação oficial dos estudantes de arquitetura do país.
Somos uma entidade pública sem fins lucrativos, sem filiação partidária, livre e independente de órgãos públicos e privados. São cerca de 466 Escolas de Arquitetura e Urbanismo em todo o território nacional.
A FeNEA possui objetivos e diretrizes, que em 2012 foram remontadas através do Manifesto das Araucárias, sendo as bandeiras:
Por educação pública de qualidade.
Pela defesa da formação crítica do arquiteto urbanista.
Pela democratização nas decisões.
Pela reforma urbana objetivando a revolução.
Chamado para construção política.
A regional mais quente da federação é composta de 8 estados mais a Bahia - afinal não somos apenas um estado, somos um mundo. São 65 Escolas de Arquitetura e Urbanismo. Até 2008 havia uma grande regional chamada Norte-Nordeste, que foi diluída tendo em vista a grande dimensão territorial. Além dessa divisão, desde 2012 a Regional é dividida em 3 mini-regionais, a fim de facilitar a articulação - fato que se torna bem sucedido com a criação dos encontros intinerantes, os Mambembes. A nível estadual está sendo desenvolvido um novo projeto, o CoCADA.
Regional Nordeste
Sobre os Encontros
"Um dia... Sim, quando as secas desaparecessem e tudo andasse direito... Seria que as secas iriam desaparecer e tudo andaria certo? Não sabia."
Vidas Secas, Graciliano ramos, 1938.
Os encontros são os momentos de maior deliberação da Federação se levar em consideração a grande quantidade de pessoas, contudo não são mais democrático que os CoNEA/CoREA - Conselhos Nacional e Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo, que por sua vez são gratuitos. São espaços onde ocorrem diversas atividades como:
-
Oficinas - Que podem ser atreladas a temática como tambem com outros temas que agregam à profissão;
-
Palestras - Normalmente atreladas à temática do dia; -
Vivências - Que são atividades que acontecem fora da Cidade FeNEA, na Cidade Sede, e tem como principal função levar o participante a emergir no modo da cidade onde está, seja por meio de intervenção, roteiro cultural etc; -
Momentos FeNEA - São espaços de discussão tanto "administrativa" da FeNEA quanto de outras naturezas como Ensino (SeREs), Pesquisa (CICAU), Extensão (EMAU) e os Coletivos (LGBT, Mulheres da FeNEA, Negritude e Antiproibicionista); -
Culturais - Os momentos de atividades lúdicas e divertimento em geral, somos estudantes;
Todo EA acontece dentro da chamada Cidade FeNEA, um espaço que pode ser dentro de algum lugar ou em toda a totalidade da Cidade Sede, construído para receber todo o evento. Hoje temos encontros Fechados (em que tudo funciona dentro de um espaço, com exceção das vivências) e Abertos (onde a cidade é o espaço de atividades, normalmente realizado em cidades menores).
Dentro dos encontros existem ainda momentos culturais já datados, que se realizam em todo evento. Mas a gente prefere que você, calouro, descubra a Magia da FeNEA quando chegar lá :)